terça-feira, 13 de julho de 2010

Assembleia Municipal IV

Ordem do Dia

Plano Pormenor Monte do Picoto

O Grupo Municipal do CDS-PP não pode deixar de manifestar as suas grandes dúvidas quanto à Requalificação do Monte do Picoto, quer no tocante à sua execução, quer no que respeitará à utilização e manutenção do redito Monte.

De entre inúmeras dúvidas vamos abordar apenas algumas, como sendo:
1. Qual é a ideia que a C. M. Braga tem sobre o Urbanismo da cidade? Existe alguma ideia concreta para o desenvolvimento, crescimento e recuperação da cidade? Ou, ao invés, existe apenas um crescimento “sem rei nem roque”, sem critérios nem nexo, apenas com intervenções esporádicas e pontuais, para remendar o que vai nascendo mal?
2. O que aconteceu à proposta apresentada pelo Arquitecto Fernando Távora para este local? Acabou na gaveta?
3. Questão vital é também sabermos se existe dinheiro para esta obra e qual o orçamento previsto. Temos as obras de uma Piscina paradas, temos o edifício da GNR por iniciar, temos o Estádio para pagar, a Protecção Civil para equipar e o Rio Este para equipar. Repito, há dinheiro?
4. Não nos esqueçamos da zona envolvente ao Picoto. Temos o Bairro Nogueira da Silva e o de Santa Tecla nas imediações. Vai avançar-se para um arranjo do Picoto não se mexendo nas zonas envolventes? Não seria suposto, e mais correcto, requalificar estes Bairros onde vivem bastantes pessoas em condições difíceis? Precisamos saber quais as prioridades do Município, se se trata primeiro as pessoas e depois os jardins, ou vice-versa.
5. É importante melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionar-lhes um espaço de lazer aberto a todos. À autoridade tem de lhe interessar as pessoas, e não o poder pelo poder, com o único objectivo de servir ao verdadeiro bem da pessoa e da sua realização, e nunca destas se servir.
Contudo, a proposta de requalificação não acrescenta qualquer espaço verde à cidade. Apenas temos de adornar e embelezar a mata que já lá existe, que sejamos claros, com a construção de uma rua e de uma série de edifícios irá diminuir e muito.
6. Quanto ao trânsito, continuará mais ou menos caótico ali à volta, pois não nos parece que esta intervenção venha a resolver nada de substancial nesta matéria.
7. O Picoto situa-se no topo Sul da Avenida da Liberdade, avenida nobre, uma espécie de cartão de visita da nossa cidade. Avenida que tem sido muito mal tratada, assemelhando-se a uma manta de retalhos, começando de Sul com um trânsito caótico até ao cruzamento com a Rodovia. A Rodovia já deveria deixar de ser tratada como uma via rápida - perigosa para os peões – pois é já uma via assimilada pela cidade.
A subida da Avenida da Liberdade torna-se penosa, não só pela sua inclinação, mas também porque quem reina são os carros e o desertificante túnel. Mais acima temos uns canteiros de gosto duvidoso à entrada de um Centro Histórico abandonado. Evidentemente que tais canteiros e o túnel estrangulam a vida própria da avenida.
8. Outra questão se levanta, será este parque acessível a todos ou só a quem tem carro? Há uma rede de ligações por transportes públicos pensada e definida para que todos nós cheguemos ao parque com facilidade? E no que concerne às pessoas com mobilidade reduzida, poderão estar desfrutar confortavelmente deste espaço?
9. Não mereceriam as nossas crianças um Parque Infantil construído no Picoto, em substituição da desmontada Bracalândia, tão apreciada pelos mais novos?
10. Finalizando, estaremos a criar um jardim cheio de verde, mas desligado da cidade, ou a cidade cresce mesmo para aqui? Ou seja, os moradores das zonas confinantes vão entrar facilmente neste Parque ou essa escala de proximidade – esse urbanismo mais fino – não foi tido em conta e vamos ter aqui um parque temático em vez de termos cidade?

São estas dúvidas quanto à execução da obra e quanto à posterior utilidade e utilização da mesma que não nos permitem votar favoravelmente.
Não somos, nem fazemos oposição por oposição, mas entendemos, como é o caso, que os munícipes merecem ver estas, e outras, dúvidas esclarecidas.


Braga, 2 de Julho de 2010
P’ Grupo Municipal do CDS-PP

Licínio Isac Miranda Ramalho

Sem comentários:

Enviar um comentário