segunda-feira, 5 de julho de 2010

Assembleia Municipal II


Voto de Pesar

O CDS-PP apresenta um voto de pesar, nesta Assembleia Municipal, pela morte, no passado dia 4 de Junho, do senhor D. Carlos Francisco Martins Pinheiro, Bispo Titular de Dume e Auxiliar de Braga, funções que exerceu, com alta dignidade, de 28 de Abril de 1985, data da sua Ordenação Episcopal, até 10 de Novembro de 2000, altura em que passou a Bispo Emérito.
O senhor D. Carlos, no decurso da sua vida ao serviço da Igreja, desempenhou funções relevantes – Pároco e Arcipreste de Ponte de Lima, Vice-Reitor do Seminário de Filosofia, Pró-Vigário Geral da Arquidiocese de Braga, Primeiro Vigário-Geral da Diocese de Viana do Castelo, onde exerceu cumulativamente as funções de Juiz do tribunal Eclesiástico e Presidente da Comissão de Arte e Cultura. Já como Bispo Auxiliar de Braga, foi Presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Obras e Membro da Comissão Episcopal Mista Bispos / Religiosos.
Licenciado em Direito Canónico pela Universidade Pontifícia de Salamanca, foi investido como Cónego da Sé Primaz de Braga, em 1958 e em 1982, antecedendo a sua elevação à dignidade de Bispo de Dume, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Capelão com o titulo de Monsenhor.
O senhor D. Carlos foi um homem extremamente bondoso, com uma acção pastoral virada sobretudo para os mais desprotegidos, pleno de simplicidade, e, ao mesmo tempo, alguém que se deu, de alma e coração à Cultura.



Braga, 2 de Julho de 2010

P'lo Grupo Municipal do CDS-PP

Francisco Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário