Ponto n.º 2 da Ordem de Trabalhos
A Capital Europeia da Juventude foi a razão acrescida pela qual a Câmara Municipal de Braga decidiu avançar com o projecto da Pousada da Juventude, com o objectivo central de receber e albergar melhor quem durante o ano de 2012 visita a nossa cidade.
Mas esta pousada tem que ser pensada para o futuro e com estratégia e não apenas para um evento. Mas nada em contrario que o partido socialista não nos tenha habituado; é que de facto não pensam a cidade.
A localização é uma aposta que pode sair furada, se pensarmos que existiam alternativas na zona histórica, até mesmo como plano de recuperação arquitectónica e histórica; que como o próprio nome indica se é feita para jovens pensemos o impacto económico acrescido que terá na carteira da juventude com a deslocação interna na cidade, caso fosse no centro a questão da mobilidade estaria resolvida. Lembremos ainda: Quem nos visita não tem transporte próprio para se deslocar entre a pousada e o centro da cidade, questiono o executivo socialista se a CMB pensou a questão da mobilidade e se sim de que forma?
Desenganemos os Bracarenses! Falemos Verdade. O executivo socialista tenha a humildade de dizer que a Pousada da Juventude não estará pronta a tempo do arranque de Braga Capital Europeia da Juventude. De que o problema de albergar os milhares de jovens que em 2012 vão passar por Braga vai continuar a persistir.
Mas em boa verdade O CDS PP alertou para esta problemática e no passado apresentou nesta câmara uma proposta de alternativa, tendo em conta os prazos e a necessidade num curto espaço de tempo de uma solução viável de infoestruturas para albergar quem em 2012 visitará Braga; que contava com a recuperação do parque de campismo. Mas a arrogância e a prepotência dos senhores socialista reprovaram esta mesma proposta.
Tendo em conta que já não é possível recuperar a localização da Pousada da Juventude bem como a proposta do CDS PP da última assembleia em Alternativa para a Capital Europeia da Juventude e como a posição / oposição do CDS PP é de responsabilidade e construtiva hoje recomendamos desde já à CMB que na zona envolvente da futura pousada da juventude, inserindo a quinta pedagógica, seja criado a zona verde abaixo do parque norte da cidade. E ainda propomos, que seja recuperado o percurso pedestre, denominado “caminho do anel”, que ligava o convento de S. Frutuoso ao centro da nossa urbe, e que assim seja traçado e indicado e que passe a tomar parte em futuros roteiros e mapas turísticos de Braga.
Braga, 17 de Junho de 2011
P’ Grupo Municipal do CDS-PP
Francisco Mota