terça-feira, 30 de novembro de 2010

Assembleia Municipal I

Voto de Congratulação
Pelo 35º Aniversário do 25 Novembro

A 25 de Novembro de 1975 na sequência do “Verão Quente”, Portugal estava à beira de um conflito de consequências imprevisíveis, ou mesmo de uma guerra civil. Deste período, recordamos o cerco da Assembleia da Constituinte, o Governo em greve e os atentados bombistas.

Assim sendo, o 25 de Novembro, mais do que uma data numa cronologia ou um parágrafo na história de uma revolução é o momento decisivo em que a Revolução Portuguesa segue, irreversivelmente, o caminho para uma Democracia de modelo ocidental.

Nesse dia, a acção determinada dos militares moderados em prol da Democracia, evitou que se derramasse mais sangue, garantindo que, no nosso País, se cumprisse a promessa de uma democracia constitucional, sem tutelas externas ou ameaças permanentes.

A Assembleia Municipal de Braga, presta assim homenagem aos militares do “25 de Novembro” reconhecendo que deve à sua acção heróica e ao apoio que recebeu de muitos sectores da sociedade civil, o papel que hoje este órgão autárquico representa.

Estava assim aberto o caminho para o pluralismo, a Democracia plena e para a Constituição de 1976.

Passados 34 anos, nascidas várias gerações de portugueses, é tempo de reconhecer que as datas não têm de ter cor política, e a história, é só uma e de todo um país.

Assim, a Assembleia Municipal de Braga, celebra o 35º Aniversário do 25 de Novembro, presta homenagem aos seus autores e manifesta a sua congratulação pela vitória dos valores da Democracia e da Liberdade.
Braga, 26 de Novembro de 2010

P’ Grupo Municipal do CDS-PP
Francisco Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário