A Comissão Política Concelhia do CDS/PP de Braga reuniu, no passado fim-de-semana, com a Comboios XXI, associação de utentes dos comboios de Portugal com sede em Braga. Este encontro realizou-se a bordo do comboio urbano da CP – Porto, num percurso entre Braga e Trofa. O local serviu para vivenciar em directo a qualidade do serviço e os constrangimentos do mesmo. Este encontro, liderado pelo presidente da Comissão Política Concelhia, Manuel Rocha, contou com a presença de diversos elementos do Partido e de elementos da direcção da Comboios XXI.A iniciativa serviu como oportunidade de reflexão e debate sobre a situação da ferrovia na região, tendo sido objecto de análise detalhada o serviço efectuado no ramal de Braga.
Um dos pontos mais debatidos foi a introdução do comboio de grande velocidade entre Porto e Vigo. Os planos já conhecidos vieram agravar a preocupação dos utentes, já que apontam para a utilização da linha existente entre Porto e Braga para a circulação deste novo tipo de comboio. A saturação vivida já hoje na linha existente, com a circulação do comboio Alfa Pendular a provocar amiúde constrangimentos e atrasos nas ligações urbanas, demonstra que a introdução de outro tipo de serviço na mesma linha será sempre em prejuízo daquelas ligações e, no imediato, das populações da região que poderão deixar de ter no comboio uma alternativa viável. De resto, os prazos avançados para a conclusão da obra mostram a urgência para o conhecimento público da localização da nova estação da alta velocidade no perímetro de Braga.
A articulação entre os TUB e CP, na opinião do CDS/PP, carece de ser aprofundada com a introdução de títulos intermodais que permitam a utilização dos dois tipos de transporte com um único título, optimizando o custo e tornando esta alternativa realmente atraente.
Um dos pontos mais debatidos foi a introdução do comboio de grande velocidade entre Porto e Vigo. Os planos já conhecidos vieram agravar a preocupação dos utentes, já que apontam para a utilização da linha existente entre Porto e Braga para a circulação deste novo tipo de comboio. A saturação vivida já hoje na linha existente, com a circulação do comboio Alfa Pendular a provocar amiúde constrangimentos e atrasos nas ligações urbanas, demonstra que a introdução de outro tipo de serviço na mesma linha será sempre em prejuízo daquelas ligações e, no imediato, das populações da região que poderão deixar de ter no comboio uma alternativa viável. De resto, os prazos avançados para a conclusão da obra mostram a urgência para o conhecimento público da localização da nova estação da alta velocidade no perímetro de Braga.
A articulação entre os TUB e CP, na opinião do CDS/PP, carece de ser aprofundada com a introdução de títulos intermodais que permitam a utilização dos dois tipos de transporte com um único título, optimizando o custo e tornando esta alternativa realmente atraente.
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