domingo, 18 de novembro de 2012

CDS visita o Hospital de Braga



CDS reúne com a administração do Hospital de Braga

Uma delegação do CDS composta pelos deputados Altino Bessa, Abel Baptista eleitos pelos distritos de Braga e Viana do Castelo respetivamente, e acompanhados pelos dirigentes Concelhios de Braga, Leonor Pizarro e João Medeiros, realizaram esta semana uma visita de trabalho ao hospital de Braga que incluiu uma reunião com a administração deste equipamento hospitalar.
O Hospital de Braga é uma referência no contexto das melhores respostas de serviços de saúde no país, referiu a administração, tendo mostrado a melhoria que se realizou na resposta ao combate de lista de espera e na oferta de novos serviços em especialidades que não existiam no antigo Hospital S. Marcos.
A administração referiu ainda que a capacidade do Hospital não está esgotada, havendo cerca de 60 camas livres, sendo possível aumentar o número de tratamentos e intervenções cirúrgicas, bastando para isso a contratualização com o Ministério da Saúde deste aumento de capacidade de resposta.
Os deputados questionaram o balanço de ano e meio de funcionamento nas novas instalações, tendo sido reiterado pela administração que houve um considerável aumento da qualidade nas prestações de serviço, pois as condições físicas assim o proporcionam. Outro dado importante é o aumento do número de funcionários relativamente ao anterior Hospital S. Marcos, o que mostra o esforço que a entidade gestora do Hospital tem realizado para aumentar a capacidade de resposta.
A disponibilização de medicamento para os doentes de Esclerose Múltipla, foi também questionada pelo deputado Altino Bessa, tendo em conta as noticias que tem vindo a público de que alguns hospitais estão a trocar a medicação por outra mais barata, mas que não é a mais adequada. A nossa delegação foi informada que o Hospital antes de trocar qualquer medicação analisa o paciente e apenas o faz se não existir prejuízo para o doente. Derivado a esta política de proteção do interesse do doente, há um aumento de custos para o hospital na ordem dos dois milhões de euros.
A comitiva do CDS acabou a reunião mostrando o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela melhoria que este novo equipamento trouxe para a resposta pronta que é dada à população não só de Braga mas também aos distritos envolventes.

Sem comentários:

Enviar um comentário